Dicas para um perfil do LinkedIn de recrutador

Emprego

Eu vou compartilhar minhas cinco melhores dicas de perfil LinkedIn para ajudá-lo a ser notado imediatamente por recrutadores, empregadores, e qualquer outra pessoa que está à procura de talento no LinkedIn.

Você quer mais cliques e vistas, mas você também precisa impressionar as pessoas uma vez que eles clicam ou eles simplesmente vão embora. Então vamos cobrir como obter cliques, mas também como olhar grande uma vez que alguém já está vendo você.

Palavras-chave ajudam você a ser encontrado nos resultados de pesquisa no LinkedIn premium funciona mesmo. Os recrutadores fazem muitas buscas todos os dias para encontrar pessoas. Mas isso não deve ser uma notícia chocante para ti.

A coisa que você pode não saber: suas habilidades contam como palavras-chave. Mesmo que você não tenha uma determinada palavra em qualquer outro lugar em seu perfil, colocando-o como uma habilidade fará o seu perfil aparecer quando alguém procura por essa palavra ou frase.

E o LinkedIn permite-te colocar até 50 deles. É o melhor lugar para colocar uma tonelada de palavras-chave e não parecer espampanante em tudo. Aproveita-te e fá-lo.

Claro, você pode ir tentar cram 50 palavras-chave em seu último trabalho ou resumo, mas vai arruinar completamente o seu perfil (e desligar qualquer um que lê-lo). Então usa isto em vez disso!

Esta é provavelmente a minha dica favorita do Perfil LinkedIn, porque leva apenas um ou dois minutos para fazer e pode ter um grande impacto sobre quantos recrutadores e empregadores o encontram em suas buscas.

Um recrutador ou qualquer outra pessoa que execute uma pesquisa LinkedIn vai ver 10 pessoas por página nos resultados da pesquisa. Em seguida, eles vão escolher quem clicar com base em apenas algumas peças de informação (uma vez que eles ainda não viram o seu perfil completo).

A sua imagem e a sua manchete (a frase abaixo do seu nome no seu perfil) são os “dois grandes” que eles olham primeiro.

Então você precisa ter certeza de que seu perfil é ótimo nestas duas áreas.

Primeiro, certifique-se de que sua imagem parece profissional e amigável. Não ando por como encontrar emprego no LinkedIn o dia todo a julgar as pessoas pela aparência, mas é da natureza humana ter uma reacção quando vemos uma foto de alguém. A maioria das pessoas são muito visuais, e automaticamente terá algum tipo de reação à sua foto. Mesmo que seja subconscientemente.

Depois há a manchete. Aparece por baixo do seu nome nos resultados da pesquisa (e por baixo do seu nome na página “editar o perfil”, se quiser ir alterá-lo).

É geralmente neste formato por padrão: título de trabalho na empresa (i.e.-Engenheiro de Software na Apple).

Se eu procurasse “engenheiro de software”, e você tivesse essa manchete, essas palavras seriam ousadas quando eu passar pelo seu perfil. É uma ótima maneira de chamar a atenção e imediatamente me mostra que seu perfil é relevante para o que eu procurei.

No entanto, se o seu título de trabalho é exclusivo para a sua empresa ou não é muito específico, como “associado técnico”, coloque algo mais detalhado e adicionar palavras-chave para que as pessoas possam encontrá-lo e saber o que você faz. Assim: “associado Técnico em Software e sistemas de informação.”

Isso tem muito mais palavras-chave e também dá às pessoas uma ideia muito melhor do que o seu trabalho real é.

Nota: Você não tem que mudar nada em seu histórico de emprego. Estamos só a mudar a manchete.

Outras coisas para ter em mente aqui…

Não leves isto muito longe e fá-lo espampanante, e não faças a manchete muito tempo. Evite dizer coisas como esta:”premiado especialista em Marketing Inbound e autor publicado com 10 anos de experiência”. É demasiado, parece que estás a esforçar-te demais e faz-te menos confiável.

Mas uma das formas mais rápidas de parecer um spammer é inundar o seu perfil com abreviaturas. As pessoas que colocam uma tonelada de abreviaturas em seu nome ou manchete são as últimas pessoas na terra com quem eu quero falar como um recrutador. Evito-os a todo o custo. Não faças isto a ti próprio!

Se você tem várias certificações, escolha o um ou dois que mais importa. Há um ditado que eu gosto muito: “se tudo é uma prioridade, então nada é uma prioridade.”Escolha a certificação mais importante e esqueça o resto, caso contrário o leitor irá ignorar todos eles e assumir que nenhum deles é importante.